Remoção de penalização do Google

Como fazer a remoção de penalização do Google

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Qualquer site indexado pelo Google pode sofrer algum tipo de penalização, já que há níveis e tipos de punições previstas. Portanto, fique calmo, é possível fazer a remoção de penalização do Google seguindo alguns passos e procurando melhores práticas. 

Antes de mais nada, é preciso diferenciar penalização de banimento. Toda penalização é uma ação do Google (ou outros mecanismos de busca) mais branda para rebaixar alguns resultados do seu site, o motivo? Em algum momento sua otimização feriu as diretrizes de boas práticas do Google. Assim, nas punições você pode perder:

penalização do Google
  • Tráfego no site;
  • Posicionamento na busca (normalmente são quedas bruscas);
  • Dificuldade de indexação das páginas;
  • Perda de autoridade e relevância no seu segmento;

Mesmo com as perdas enormes, são situações que podem ser resolvidas. Mas, por etapas e com muita paciência. Já o banimento do Google ou de outros mecanismos de busca é uma situação bem mais complexa e complicada. 

Chega um dado momento que o Google, que é o buscador mais utilizado no Brasil (mais de 95% dos usuários o utilizam), não apenas te pune, mas te bane de suas páginas do Google. Mesmo que você procure pelos termos que mais te dão posicionamento, você não vai achar seu site. Em níveis mais sérios, é capaz de seu site nem aparecer se você digitar seu domínio no buscador. 

Nesses casos as etapas são bem maiores. O ideal é limpar o domínio, retirar totalmente as práticas de black hat (como se fossem ações ilegais do Google, como compra de links, por exemplo), refazer todas as atividades de marketing digital e pedir novas avaliações do Google (que mesmo assim pode permanecer com o banimento). Mas, resumindo, é como começar do zero novamente. 

Já as punições são situações mais solucionáveis e que podemos te ajudar mais diretamente, realizando a remoção de penalização do Google!

FALE SOBRE O SEU PROJETO

Estamos prontos para atende-lo e fazer uma análise completa do seu site.

Notificações de erros e alertas do Google

Em uma situação generalizada, é recomendável que seu site passe por uma auditoria de SEO completa, para identificar problemas sérios que estão acontecendo e resolver tudo com um plano de ação eficiente. No entanto, há situações mais singulares em que o Google te notifica sobre uma penalização. 

Assim, como podemos te ajudar? O Google Search Console será o seu grande amigo para essas horas. Se os resultados de SEO do seu site caíram sem motivo aparente, é válido procurar pelas notificações na ferramenta. O Search Console é uma espécie de um grande dashboard que reúne informações do seu site.

Você configura seu sitemap na ferramenta para obter esses resultados, e é através dela que você também pode ver os erros que estão presentes no site. O Google aplica punições de duas formas: manualmente ou automaticamente (via bot).

De forma manual, um analista funcionário do Google vai analisar seu site e identificar erros que acarretam em penalizações. Assim ele vai mandar um alerta no seu Search Console, dando todas as instruções do que é preciso fazer. Para cada punição, há etapas a serem seguidas para que o Google reavalie seu site. 

A forma automática é feita pelo GoogleBot, com seus ricos algoritmos. A notificação então é enviada de forma automática para o Search Console de forma mais robotizada, digamos assim. Ela pode ser um alerta de erro, portanto é importante que tenha algum profissional de olho no Search Console de forma frequente. 

De acordo com Matt Cutts, chefe da equipe de spam do Google, no entanto, apenas 5% dos profissionais e responsáveis pelos sites procuram resolver os problemas de penalizações do Google. Então, pode ser que esteja na hora de dar uma olhada no seu site e resolver esses problemas para novamente ter resultados positivos. 

Não se engane, más práticas podem fazer seu SEO ser negativo. Sem bons posicionamentos e tráfego, seu site perde renda, perde autoridade e relevância. Ninguém quer isso. E pode ser que o Google já esteja te avisando disso. A partir disso, podemos te ajudar a refazer todo seu planejamento e aplicar as boas práticas atuais. 

Os algoritmos do Google mudam constantemente, então, em uma das atualizações, pode ser que o que está no seu site esteja datado. Essa é uma das formas do Google te notificar para acertar arestas e melhorar seu conteúdo, suas otimizações ou layout, enfim. Não é preciso ficar em pânico caso seja penalizado, a ideia é que seu site melhore, e siga boas recomendações que o Google utiliza. 

E nós da Iwo Digital estamos aqui para te ajudar nesses passos todos. Não deixe de preencher o nosso formulário online, ou entre em contato de forma direta, para podermos iniciar as análises e fazer a remoção de penalização do Google

Remoção de penalização do Google

Fale um pouco do seu projeto