Remarketing no Facebook

Ações de remarketing no Facebook Ads

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Assim como no Remarketing no Google, o Facebook passou a atingir os usuários que já interagiram com seu site de alguma forma. Caso um usuário tenha entrada no seu site, assim que ele for pro Facebook, anúncios sobre sua empresa, seu produto/serviço e até mesmo seu site aparecerão para ele. 

É uma forma de impactar melhor os consumidores que se interessaram por algum site, seja para buscar mais tráfego, mais reconhecimento da marca ou efetivar de fato uma compra. O remarketing, no fim, tem diferentes benefícios e pode ser aplicado através de algumas estratégias.

O remarketing pode parecer bastante invasivo para alguns usuários, mas é possível configurar os anúncios que quer ou não ver no Facebook. É uma forma de se proteger de anúncios muito repetitivos e que não te interessa. No entanto, ao mesmo tempo, é uma forma de fazer você lembrar que não finalizou uma compra no site da empresa, assim como reforçar que você gostou e compraria de novo. 

Assim como no Facebook Ads, que possui uma plataforma bem inteligente e completa para criar campanhas na mídia social, anúncios de remarketing também são criadas no Facebook Ads, incluindo todos as estatísticas anteriores de outras campanhas, e dos resultados dos anúncios de remarketing.

Mas, o que não pode deixar de ser explicado é: como é construir um anúncio para remarketing? Há muitas opções do que fazer, e antes de mais nada é preciso começar com o planejamento do que é melhor para sua empresa e como impactar melhor o seu público. Todas essas ações e possibilidades devem ser planejadas com um profissional especializado em Facebook Ads, ou uma agência dedicada a esses serviços. 

A Iwo Digital oferece uma análise de Facebook Ads completa, criando também anúncios e campanhas focadas nos pontos mais fortes de sua empresa. Preencha nosso formulário para ter mais informações a respeito. 

Ações que ajudam no seu remarketing no Facebook

O remarketing apenas funciona após outras estratégias de marketing digital terem sido aplicadas. E por quê? A ideia é impactar quem já te achou, quem se interessou pelo seu site, pela sua empresa, conteúdo etc. Portanto, com isso em mente, é possível fazer algumas ações de remarketing para obter mais conversões.

Tenha um site completo

A gente já está careca de saber que o marketing é calcado em planejamento. Pois bem, não é possível criar anúncios do zero sem ter uma noção do comportamento do seu público. Assim, o primeiro passo para que seu remarketing dê certo, é ter um site responsivo, que atrai o público correto e que traga respostas para as dúvidas mais comuns do seu setor. 

Ter um site completo, instintivo e de fácil navegação facilita todo seu trabalho para trazer novos clientes e também fidelizar os que já compraram de você. Após todo esse planejamento colocado em prática, está na hora de ver os dados de tráfego, permanência e rejeição, entre outras informações que impactam seu negócio. 

É a partir daí que você consegue entender melhor o comportamento do usuário e acertar seus anúncios com mais sucesso. Quando um cliente fica um tempo maior no seu site, por exemplo, indica que ele se interessou por algo em alguma página. É possível fazer um anúncio de remarketing no Facebook Ads voltado totalmente para as pessoas que tiveram uma ação parecida no seu site, tentando atingir no sentido de converter diretamente uma compra. 

Basicamente, você precisa estar de olho na jornada de compra do seu cliente, que deve passar por: 

  • Aprendizado
  • Descoberta
  • Consideração
  • Decisão

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Levando essa dica ao pé da letra, a ideia é que seu site não pode ser esquecido e jogado às traças. É preciso atualizar sempre que possível, realizar manutenções periódicas, assim como manter os conteúdos em dia. Adicionar funcionalidades novas, facilitar botões de compra, ofertas, entre outras ações. 

Assim, é bem mais fácil entender quais anúncios no Facebook vão impactar mais os clientes e quais trarão melhores retornos. 

Faça anúncios objetivos

Não adianta você fazer anúncio de um produto que mal foi acessado no seu site. Nem em um conteúdo que não teve quase nada de visualização. Nesse ponto é preciso ser objetivo. Escolhe as páginas mais acessadas, as que possuem menos rejeição, os produtos que foram mais vendidos etc. 

É mais fácil seguir essa lógica simples do que tentar criar algo do zero, sem saber se terá o resultado esperado. Ao menos é uma boa tática inicial. Se seu site está bem estabelecido, suas vendas e também produtos, é possível criar algo novo, e diferente. Mas, é importante manter uma zona de risco calculada.

Você pode personalizar seu anúncio

Não esqueça que seus anúncios podem ser personalizados, definindo data de permanência do anúncio, voltados a uma lista de usuários segmentada. Assim é mais fácil atingir o público, entender mais ainda o comportamento dessa segmentação e criar ações que melhorem os anúncios no futuro. 

É importante criar anúncios segmentados para que esse grupo em específico sinta que é exclusivo, recebendo uma oferta em que poucos usuários estão aptos a receber. É um dos sentimentos que aumentam a chance de conversão. No Facebook, essa personalização de anúncio é feito com a funcionalidade Pixel, que precisa ser instalada. 

Remarketing orgânico e pago

O Remarketing no Facebook não precisa necessariamente ser pago, ou seja, no Ads. Há anúncios que podem ser feitos na sua própria página do Facebook, para ter um alcance orgânico. No entanto, o alcance desse tipo de postagem está cada vez menor. Perder tempo e criatividade para não ter resultado não vale tanto a pena.

Por isso que boa parte do setor de marketing digital recomenda que os anúncios de remarketing sejam feitos pelo Ads, que alcançam melhor, segmenta melhor, e também traz melhores resultados com um custo mais baixo do que o feito em revistas, jornais e comerciais de TV. 

Análise das estatísticas

Analisar e avaliar os resultados faz parte de qualquer estratégia de marketing digital. Não seria diferente com o remarketing. É possível ver os resultados dos anúncios criados, para ver o real impacto, conversão, número de aumento de tráfego, entre outros dados. Assim é possível saber onde melhorar, o que não fazer de jeito algum nas próximas vezes e acumular mais aprendizado. 

Justamente para ver os dados que os anúncios pagos costumam não ser demorados. É preciso ter uma noção mais rápida e objetiva do que precisa ser consertado, ou caso os dados sejam positivos, como criar anúncios similares nas próximas campanhas. 

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