Otimização de Conversão (CRO)

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A Otimização de Conversão, ou no original, Conversion Rate Optimization (CRO) é fundamentada em uma série de técnicas usadas para estimular seus visitantes e se tornarem clientes, ou seja, converterem. Qualquer melhoria que você faz no seu site visando conversão pode ser considerada uma técnica de CRO. 

É uma técnica muito usada em lojas online, com o intuito de fazer os usuários se sentirem à vontade e terem uma boa experiência no seu e-commerce, para enfim fechar uma compra. A partir da primeira compra, sua empresa tem mais um cliente para criar estratégias para impactá-lo em outras oportunidades.

Mas não se engane, a venda não é a única CRO possível. Há diversas ações que podem ser consideradas CRO. Entre algumas das ações, estão fazer um usuário baixar um material seu em PDF, como ebook, infográfico ou relatório/estudo; Preencher um formulário de contato; Solicitar uma versão de teste do seu produto; Se cadastrar na newsletter. 

Então, além da venda, é possível incluir diversas outras ações que os usuários podem fazer na sua loja virtual.Se você vendeu 10 produtos no mês, mas também abriu seu programa para testes para mais 5 clientes, assim como apareceu mais usuários querendo entrar em contato via e-mail, todos esses clientes são considerados no cálculo da sua taxa de conversão. 

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Estamos prontos para atende-lo e fazer uma análise completa do seu site.

Como calcular sua taxa de conversão

No início pode parecer confuso, mas o cálculo é mais simples do que você imagina. A ideia é demonstrar o cálculo de forma prática, para ficar mais fácil de entender. Portanto, imagina que você tem uma média de 800 visitas por dia, com 22 conversões. Essas conversões podem estar particionadas da seguinte forma:

  • Vendas: 7
  • Preenchimento de formulário de contato: 3
  • Usuários que iniciaram sua versão trial, de graça, do seu programa: 6
  • Download de ebooks, infográficos, estudos: 4
  • Preenchimento da newsletter: 2

Você não vai contar apenas as vendas diretas, mas toda forma de interagir com seu público. Portanto, você vai utilizar o número de conversões, 22, e multiplicá-lo por 100, e dividir pelo total de visitas que teve no dia. 

O cálculo então seria o seguinte: 22 x 100/800 = 2,75

Portanto, a sua taxa de conversão é 2,75%. É um número baixo, porém, não é para se descabelar de desespero. Se suas vendas foram a interação mais alta, o que você pode fazer para melhorar a experiência da compra para converter mais? 

Em segundo temos os trials do seu programa. Se você vende um software por assinatura, os usuários de trial claramente demonstraram interesse pela sua plataforma. Eles são os potenciais clientes que vão converter uma venda direta. Qual tipo de suporte você tem hoje? Como você pode melhorar essa experiência para o usuário fechar uma assinatura? 

Todos os dados levantados ajudam a você dimensionar seus problemas e como resolvê-los com ajustes pequenos. Não é preciso refazer todo seu site, começar toda sua plataforma trial do zero. Por vezes basta mudar um detalhe para ter uma conversão melhor. Há várias otimizações que você pode fazer, e todas elas serão consideradas CRO: 

  • Oferecer mais opções de pagamento;
  • Aperfeiçoar a busca interna;
  • Categorizar os produtos;
  • Mudar a cor dos botões de compra;
  • Simplificar o cadastro de contato e newsletter;
  • Aumentar a segurança do ambiente de compra;

Formas de monitorar seu e-commerce

Para você saber os dados de tráfego e conversões, é possível consultar o Google Analytics. Nele é possível determinar vários filtros para ter tipos de dados, e muitas opções de relatórios. Você pode também dividir sua taxa de conversão por tipo de conversão. É possível apenas utilizar o número de vendas, ou o preenchimento de cadastros. Assim, você pode entender melhor o que tem de errado e os ajustes possíveis. 

Além do Google Analytics, há outras ferramentas do próprio Google que vai te ajudar bastante a estabelecer mensurações e criar ações de melhorias. Todos eles são muito importantes para o marketing digital:

  • Google Webmaster Tools (Search Console e Page Speed)
  • Google Ads
  • Google Tag Manager

Lembre-se que o monitoramento precisa ser frequente, mesmo quando aplicar melhorias, para ver como foi a recepção e o que mais é preciso ser feito. Há diversas possibilidades hoje no marketing digital, desde investir nas redes sociais, e-mail marketing, experiência do usuário, landing pages, até procurar estratégias em link building e criação de conteúdos extremamente relevantes. 

A Iwo Digital está aqui para ajudar a você calcular e analisar sua CRO, e criar estratégias que alavanquem seu negócio e sua loja online, tanto de forma orgânica, quanto paga, com os links patrocinados. Entre em contato conosco ou preencha o formulário, para retornarmos e prestar o melhor atendimento para suas necessidades.

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