Facebook Ads

Como funciona o Facebook Ads

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A plataforma de anúncios do Facebook é uma das mais importantes atualmente quando falamos de resultados rápidos no marketing digital. Mas, para utilizá-lo com maestria, é fundamental entender como surgiu, e como essa plataforma te dá resultados benéficos ao seu negócio. 

Com conhecimentos básicos é possível ter mais confiança na plataforma, e também a acertar mais nas estratégias de anúncios. Sem contar que ter conhecimento sempre é positivo. Então, vamos por etapas. 

Como tudo começou

Mark Zuckerberg estudou em Harvard, em Massachusetts, nos EUA. E lá mesmo começou a criar plataformas testes e em versões menores do que conhecemos hoje. Ainda em 2004, o Facebook tinha banners que apareciam na página principal, chamados na época de “Flyers”. 

Os valores também eram bem diferentes, entre $10 a $40 por dia, mas eram para anúncios de comerciantes locais, e também alunos da universidade. Normalmente eram anúncios de eventos, as festas no campus de Harvard e similares. Depois dos Flyers, Zuckerberg criou o Flyer Pro. 

A segunda tentativa pareceu mais o que vemos hoje, em que os anunciantes davam lances pelos anúncios, de acordo com o orçamento possível de cada um. Além disso, era possível direcionar melhor o público-alvo para o anúncio, tornando tudo bem mais personalizável e completo. 

Em 2005 a plataforma ganhou um salto com a chegada de Kevin Colleran, que criou a Party Poker, uma espécie de assinatura para os anunciantes. A plataforma funcionava com performance, através de CPA (clique por aquisição). Esse novo negócio trouxe cerca de $60.000 por mês para a rede social.

O mesmo Kevin Colleran, posteriormente, fechou uma parceria com grandes marcas como Apple e Victoria’s Secret, que passaram a anunciar mensalmente no Facebook. Foi em 2005 que o Facebook alavancou sua plataforma de anúncios, e nunca mais parou. 

Os anos seguintes o Facebook saiu da área focada apenas no Campus de Harvard e explorou outras regiões, expandindo sua plataforma. Nessa nova empreitada, a Microsoft se tornou a grande parceira do Facebook, se tornando o provedor principal para os banners e links patrocinados da plataforma. 

Entre 2006 e 2007 o Facebook também criou sua página de marketplace, que funciona até hoje. E a partir de 2008 tivemos o Facebook Pages, uma plataforma para empresas utilizarem o Facebook também como uma forma de anunciar e criar estratégias mais apropriadas. Foi o primeiro passo para o que temos hoje. 

Até 2010, a equipe do Facebook melhorou a maneira de fazer anúncios, possibilitando os clientes de filtrarem melhor para os perfis demográficos. Assim, empresas de todo o mundo podiam fazer uso da plataforma de anúncios, personalizando melhor onde que esses anúncios apareceriam.

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O funcionamento do Facebook Ads hoje

Nos anos, o Facebook Ads cresceu exponencialmente, criando uma plataforma mais objetiva e simples para as empresas entenderem seu público, e criar anúncios mais diretos e chamativos. Os algoritmos para identificar o público, assim como os filtros possíveis para personalizar o anúncio, receberam grandes evoluções. 

Assim, hoje, o Facebook Ads se tornou uma plataforma bastante interessante para criar links patrocinados. Mas, ainda assim, o seu funcionamento é um pouco diferente do Google Ads. Entre todas as plataformas de anúncios, o Facebook é certamente a que traz retorno mais imediato. 

Ainda assim, não quer dizer que os anúncios devem ser feitos sem nenhum planejamento. Hoje os anúncios do Facebook possuem diferentes formatos, não apenas uma única forma de anunciar. Algumas opções possíveis: 

  • Promover sua página;
  • Promover suas postagens;
  • Criar ações para cliques em links personalizados;
  • Promover até mesmo seu próprio site.

Para isso, o Facebook lhe dá diferentes dados demográficos e de localização, para que o alcance seja para o público correto do seu negócio, afinal, não adianta anunciar crochê para pessoas que são fãs de futebol americano. Por isso a plataforma evoluiu bastante nesse sentido para que as empresas tivessem mais resultados. 

Em 2016, o Facebook foi a rede social mais premiada pelos profissionais de marketing do mundo, com 95,8% de aprovação de melhor ROI (resultados). Em seguida, vem o Twitter. Dessa forma, o Facebook Ads se tornou uma das estratégias de marketing digital mais importantes. 

A IWO Digital oferece todo o suporte e gerenciamento de seus anúncios no Facebook, explicando todas as etapas com cuidado e simplificadamente. Assim como o Google Ads, o Facebook possui uma plataforma preparada para as empresas, que é o Facebook Business. Nele, além dos resultados dos anúncios, você pode montar seu anúncio da melhor maneira possível, no intuito de atingir o grupo ideal de usuários. 

Na mesma pegada do Google, você paga por clique, conseguindo dimensionar seu orçamento e o que é possível investir no momento. 

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