Criação de sites

Conheça as melhores práticas para criação de sites

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A criação de sites demanda uma série de etapas de planejamento, e sua construção pode facilmente ser comparada com uma obra física, como um grande empreendimento. Na construção civil, você começa primeiro conhecendo o solo, para saber quais as melhores táticas de fundação e estrutura que podem ser usadas.

Em sites, a primeira etapa também é para coletar informações. Nem toda empresa possui um setor próprio de programação e desenvolvimento, e com isso se faz necessário encontrar uma agência capacitada ou um profissional especializado em front-end e back-end. A partir dessa necessidade, é preciso solucionar algumas dúvidas: qual o tipo do site? Como é a empresa? Qual o foco do site?

Criação de sites

Tipos de sites podem ser definidos como:

  • E-commerce (loja online)
  • Site institucional
  • Site de portal de notícias e informações

Cada um deles possui uma finalidade diferente e é preciso colocar isso em discussão antes de colocar qualquer atividade em prática. Quando falamos sobre o tipo da empresa, é fundamental que a empresa interessa preencha um briefing com informações completas da empresa, para que a equipe de programação entenda melhor a ideia do projeto e se familiarize mais com os ideais do cliente. 

E, por último, mas não menos importante, o foco do site é primordial para definir detalhes técnicos e os esforços que devem ser priorizados. Qual o objetivo da sua empresa com um site? Tornar a marca mais conhecida? Gerar leads constantes? Informar mais seu público? Garantir mais tráfego nas suas páginas? Cada uma dessas perguntas possuem respostas diferentes quando falamos de criação de sites.

Por exemplo, se você procura mais tráfego no seu site, o ideal é que as páginas sejam visualmente preparadas para atrair o usuário, assim como a estrutura das informações precisa ser antecipadamente construídas. Como o usuário vai receber essas informações? Para onde ele deve ir depois disso? Como é possível auxiliá-lo durante a leitura? 

Todos esses pontos são essenciais para definir, se baseando inteiramente nos objetivos do projeto. Sem essas informações, o seu site não será tão personalizado como imaginou, e nem atenderá de fato aquilo que foi pensado antes. Portanto, uma ótima prática de criação de site é fazer uma reunião completa, levantando todos os pontos necessários nesse site. 

É também nessa reunião que é definido o orçamento, prazo de conclusão e detalhes personalizáveis.

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Estamos prontos para atende-lo e fazer uma análise completa do seu site.

Como é feita a criação de sites

Há muitas maneiras de criar um site. Ele pode ser feito com um CMS muito bem estruturado, como é o caso de WordPress ou Wix. Mas, antes de mais nada, qualquer site precisa de um domínio e estar hospedado em um servidor. Há diferentes serviços de hospedagem, desde os mais conhecidos no Brasil, até os estrangeiros. 

O domínio pode ser comprado no Registro BR ou em um local de registro .com, que é um serviço que as empresas de hospedagem de site também trabalham. Sem esses dois passos não é possível deixar seu site no ar, indexado em algum servidor e navegador. A IWO digital, por exemplo, tem servidor próprio e pode hospedar seu domínio, oferecendo todo o suporte possível. 

A partir disso é possível iniciar as etapas de trabalho, que podem ser seguidas da seguinte forma:

  • Definição do Projeto (todo o planejamento definido em reunião, explicado no início deste texto);
  • Estrutura do Site (esqueleto do site, uma espécie de storyboard, escolher a linguagem de programação mais apropriada);
  • Design Visual (front-end, layout);
  • Desenvolvimento do Site (back-end, que se relaciona com os códigos, Banco de Dados etc, tudo que não vemos no site, mas é fundamental para os botões e links funcionarem);
  • Testes;
  • Lançamento do website.

Até onde devo saber sobre linguagens de programação?

A grosso modo, nenhum responsável pelo andamento da construção de um site precisa conhecer linguagem de programação. Normalmente quem aprova ou desaprova o site é o chefe de marketing, de comunicação ou mesmo os próprios donos da empresa. 

No entanto, é importante que esses responsáveis tirem todas suas dúvidas com os programadores, até mesmo sobre o funcionamento do site caso necessite atualizar certas informações. Nesse caso, pode ser interessante saber um pouco do que se trata a área de front-end e back-end. Algumas linguagens comuns nessas duas áreas são: 

  • JavaScript
  • CSS
  • HTML
  • Ruby
  • C#
  • PHP
  • Java
  • Banco de Dados (MySQL, SQL Server etc)

Definições além da criação de sites

O recheio do bolo da criação de sites já foi explicado para você, mas, para um site funcionar e ter os resultados esperados, há alguns outros passos que você deve estar atento e cobrar da equipe de desenvolvimento. Entre eles estão as contas no Google Webmaster Tool, que é o local onde o sitemap do seu site é adicionado. 

O sitemap é o coração do seu site, digamos assim. Ele é criado assim que o seu domínio é hospedado em um servidor. Quando você desenvolve os códigos e monta todo o site, esse sitemap identifica todas as informações que foram inseridas. Mas, para que o Google entenda todos esses códigos e identifique seu novo site e dados de tráfego, ele precisa do seu sitemap. 

Além disso, é importante também garantir que seu site esteja todo configurado no Google Analytics e, se necessário, em outras empresas de marketing digital. Há configurações que mexem em códigos, domínios, servidores, banco de dados e que é mais fácil serem aplicados por um programador de confiança. 

Desde o planejamento do site, até as configurações mais detalhadas, a IWO Digital está pronta para atender todas suas necessidades e preparar seu site comercial. 

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