Auditoria de SEO

Quando é necessário fazer uma auditoria de SEO?

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A auditoria de SEO tem o papel de analisar todos os erros e problemas do seu site, e te recomendar e aplicar etapas para melhorar e resolver esses grandes problemas. Segundo a Statista, o Google é o mecanismo de busca mais utilizado no Brasil, com 95,16% de presença no país. 

O mundo digital nunca foi tão importante comercialmente. As pessoas utilizam seus smartphones para pesquisar locais para passear, comer, comprar utensílios domésticos, eletrônicos, ou mesmo para usar como GPS. Essas pesquisas resultam em sites. Se o seu site estiver penalizado ou tendo problemas sérios em SEO, as pessoas não vão mais te achar.

Auditoria de SEO

Todos os sites desenvolvidos no Brasil levam em consideração toda uma rede de normas e algoritmos do Google. Acontece que tem vezes que o site não foi criado seguindo as recomendações do Google. Nesses casos, o site não só precisa de uma análise comum de SEO, que chamamos de consultoria, mas uma auditoria. 

Ela é necessária quando os problemas podem passar de uma simples análise, e cair para as penalizações do Google, que tiram seu site das páginas de busca, ranqueamento e outras penalizações. Chamamos essas práticas de “black hat”, que prejudicam muito os resultados de SEO.

Diferença de consultoria e auditoria de SEO

Temos uma página que especifica todos os serviços que estão vinculados a uma consultoria de SEO, para facilitar o que você procura. A auditoria de SEO é um pouco diferente da consultoria. Apesar de ainda a auditoria estar relacionada à análises de tráfego, melhorias e resoluções de SEO, ela trata de assuntos mais aprofundados e mais danosos ao seu site. 

Modificações todo site vai sofrer com as mudanças que o SEO possui, e por isso a consultoria é fundamental para manter tudo nos conformes e aumentar seus resultados. Já a auditoria está focada totalmente nos grandes problemas e punições que seu site possui, no objetivo de amenizar e criar caminhos para sair desses problemas.

São serviços diferentes, mas que podem utilizar as mesmas ferramentas. No entanto, é bem capaz de que as etapas práticas também sejam bem diferentes. Na consultoria você encaminha um site que está indexado e já posicionado, trazendo melhorias e aplicando inovações. Na auditoria, você está resolvendo problemas mais complexos, para aí sim começar a ter posicionamentos e retomar aquilo que perdeu.

Qual o papel da auditoria SEO?

Auditoria e suas funções

A auditoria levanta os grandes problemas do seu site. Desde má indexação de páginas, até penalizações (black hats). Há diferentes punições, mas não é apenas elas que podem prejudicar seu site.

Por exemplo, sites novos. Com a compra de domínio recente e estruturação também atual, normalmente seu site vai precisar de mais esforços em conteúdo e marketing digital como um todo. Após 6 meses, é capaz de seu site ainda não estar bem ranqueado, mesmo que no Google Webmaster Tools ele esteja indexado.

O Google vê com desconfiança os sites mais novos, pois há muitas compras de domínios que duram apenas 1 ano e não são renovadas. Assim há um grande mercado de “sites spam”, que são totalmente descartáveis em pouco tempo. O filtro do Google que faz essa análise de domínio é chamado de Sandbox

Então, pode ser que no início seja mais difícil ranquear e trazer resultados extraordinários. Mas, depois de 1 ano, todos os trabalhos em melhorias em SEO podem trazer resultados melhores. As punições mais pesadas costumam ter outros motivos. 

As punições na verdade vieram das SERPs (mecanismos de buscas) para manter um ambiente saudável e positivo, e evitar o uso das técnicas de marketing digital com má-fé. Sim, pode parecer louco imaginar que há quem utiliza de caminhos tortos para obter benefícios, mas isso é mais comum do que imagina.  

No objetivo de focar na experiência do usuário, o Google e outras empresas de buscas estabeleceram uma série de normas, para evitar que sites relevantes e corretos sejam prejudicados por concorrentes e usuários querendo apenas conquistar benefícios não importa como.

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Os tipos de punições

tipos de punições

No Google, que é o buscador mais importante para nós brasileiros, as punições são divididas em punições manuais e automáticas (podem ser conhecidas como algorítmicas). Há também desenvolvedores que conhecem as punições como Penalidade -30 e Penalidade -950. 

No caso, as punições manuais acontecem quando um funcionário do Google analisa seu site manualmente e percebe violações nas diretrizes. Há vezes que você recebe uma notificação desse aviso. É normal também que nessa notificações o próprio Google indique o que você pode ou deve fazer.

A partir disso, você pode fazer todos os passos e pedir uma reconsideração. Ou seja, vai pedir para que o Google analise seu site novamente, explicando tudo que foi feito, admitindo o erro anterior, assim como descrevendo todas as informações principais do seu site e o objetivo do que querem fazer para melhorar. Assim, nessa nova análise, o Google pode retirar a punição. 

E as automáticas acontecem via bot. O próprio algoritmo do Google identifica o erro e simplesmente apaga o que você fez, sem nenhum aviso prévio. Nestes casos é importante que tenha um analista que veja o Google Webmaster Tools com frequência, ou mesmo o Google Analytics. 

Porém, você consegue perceber que recebeu uma punição se seu posicionamento orgânico caiu drasticamente sem nenhum motivo aparente. É comum que sites que estejam esquecidos e sem conteúdos novos por muito tempo sofram dessa queda, mas na punição é diferente. 

Se você está aplicando estratégias SEO e criando conteúdos, melhorando pontos técnicos do seu site e também divulgando com frequência em redes sociais e outros sites, não é normal o posicionamento cair tanto assim. Por isso, há grandes possibilidades do Google ter deixado uma notificação de erro na ferramenta de análise de dados (Analytics ou Webmaster).

Essas punições podem ser severas para seu negócio, e é importante tentar evitá-las. Uma consultoria SEO serve justamente para recomendar melhores práticas, aplicar melhorias e identificar problemas comuns. Na auditoria, digamos que o erro já está feito, tem muita coisa que ainda precisa ser levantada e refeita. 

No geral, as punições podem ser:

  • redução do PageRank;
  • perda de 30 posições no ranking de buscas;
  • perda de 50 posições no ranking de buscas;
  • perda de 950 posições no ranking de buscas;
  • desindexação da página do motor de busca;
  • desindexação do domínio do motor de buscas.
análise

Algumas dicas do que pode ser feito

O Google possui diversos algoritmos que identificam os black hats ou práticas duvidosas. Entre eles temos o Panda, Peguin e outros algoritmos e atualizações. Podemos falar deles com mais detalhes em postagens específicas, porém eles mudaram bastante o modo de fazer SEO nos últimos anos.

O Google não quer que os sites comerciais, institucionais e de conteúdo sejam de baixa qualidade. Os algoritmos ajudaram que o nível de excelência melhorasse bastante, e que as práticas dos desenvolvedores, criadores de conteúdo e designers também saíssem da zona de conforto.

Todas essas mudanças tornaram o Google bem mais rigoroso nas avaliações. Portanto, um site de 2013, por exemplo, hoje pode estar bem defasado e com inúmeros erros caso ninguém tenha mudado nada de lá pra cá. São melhorias bem mais profundas, como se seu site tivesse que recomeçar do zero. 

As punições mais severas são de exclusão do domínio do mecanismo de busca. Ou seja, se você pesquisar no Google a seguinte sequência: “site: seudomínio.com.br” e ele não aparecer nos resultados, pode ser porque você foi banido do Google até que refaça tudo conforme as melhores práticas e peça novas avaliações. Esse procedimento pode demorar bastante, mas ainda há salvação. 

Algumas dicas são para evitar que o Google puna seu site, mas se mesmo assim você passar por punições, é preciso rever totalmente sua estratégia SEO e começar a aplicar as melhores práticas. Entre elas estão: 

Dicas de analise
  • Não use palavras-chave excessivamente nas páginas (seja na home, páginas de serviços ou no próprio blog)
  • Não linkar e nem fazer parcerias com sites que façam manipulação de links. (backlinks em excesso, sem sentido e comprados, por exemplo)
  • Trabalhe em um planejamento consistente de link building, procurando parceiros, melhorando as divulgações em outros sites e na comunidade interessada pelo seu conteúdo.
  • Não utilize cloaking nem faça doorway pages;
  • Sempre pense no seu usuário, e não no search engine.

Assim sendo, caso tenha interesse em resolver todos seus problemas de punições e quedas bruscas de posicionamento, a auditoria de SEO pode ser a sua luz no fim do túnel. Mas, não se esqueça, é um trabalho árduo e que precisa ser feito em etapas. 

Se o Google passa a analisar e ver seu site com mais confiança após 6 meses ou 1 ano, após punições e problemas mais complexos, é preciso ter em mente que o Google vai ser mais rígido com seu site. Mas, ainda assim, dá para dar a volta por cima e criar um site de negócios lucrativo e com ótimos resultados de buscas. 

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